Onde foi notícia?

EPR Comunicação Corporativa
Patrícia Barbosa
11 3815-2910

Empresas de TIC apresentam denso conteúdo sobre mercado, tecnologias, expectativas, direcionamentos e dicas.

Por Irene Barella

Amigo secreto para alguns. Amigo oculto para outros, conforme a região do País.

Não importa. O que vale é que esta época do ano é marcada por avaliações e reavaliações pessoais e profissionais: planejamentos, comemorações, confraternizações e presentes. E por falar nisso, Infor Channel presenteia seus leitores e leitoras com um mar de Dados relevantes ao apresentar o resultado da troca de perguntas e respostas entre executivos de empresas, consultorias e associações que compõem o setor de Tecnologia da Informação e Comunicações – TIC.

Este ano, a “brincadeira” bateu recorde e reuniu 159 empresas que lançaram suas perguntas e o conjunto de respostas apresentado é uma explosão de informações notáveis acerca do mercado, planos, planejamentos e expectativas não apenas para 2023, mas para os anos seguintes. Inúmeras estratégias de atuação frente a diversos temas são descritas: obviamente nada que comprometa as ações previstas pelas companhias participantes, mas que contribuem – e muito – com o setor.

É elucidativo e, por vezes, educativo degustar as respostas dos executivos que representam suas organizações. E com as questões, eles colocam temas que gostariam de saber de outros participantes do Amigo Secreto de Infor Channel. Com as respectivas respostas, eles indicam tendências tecnológicas, de mercado e de condução da empresa.

Curiosidades

Sustentabilidade – ESG de forma geral, explosão de Dados, 5G e 6G, novos modelos de trabalho, terceirização, Computação em Nuvem, Metaverso e, claro, Segurança da Informação são alguns dos temas que mais aparecem nas perguntas formuladas pelos executivos. Algumas questões são recorrentes, mas cada resposta contribui de diferentes formas, já que cada empresa tem seu posicionamento e ações particulares.

Nesta quinta edição do Amigo Secreto de infor Channel surgiram questionamentos específicos, como a expectativa quanto à economia por conta do novo governo e questões globais, como a guerra na Ucrânia e consequências na União Europeia. Também, há outras criativas como “Quando um cliente pensa na sua empresa, qual palavra você quer que seja mentalizada?”. A cada ano o leitor recebe do Amigo Secreto uma valiosa carga de informações.

Esta pergunta é para você: quais serão as tecnologias ou aspectos de TIC mais inovadores e disruptivos em 2023? Envie sua resposta, com nome completo e, se quiser, informe também a empresa e o seu cargo – para [email protected]

“O pagamento online e digital vem se transformando, agregando valor. De que forma, a experiência dos clientes vem sendo trabalhada em sua indústria?” – Thiago Chahad, líder de Produtos – Ingenico

“O pagamento tem sofrido uma transformação imensa com o surgimento do pagamento instantâneo brasileiro, Pix, o sucesso fez com que o Brasil saísse da oitava para a quarta posição no ranking mundial de transações em tempo real. Mais de 26 bilhões de operações realizadas com aproximadamente R$ 13 trilhões em valores movimentando entre novembro de 2020 e setembro de 2022. Os clientes finais têm utilizado muito, mas as empresas ainda não se apropriaram adequadamente desta revolução. A próxima fronteira é com o Open Banking e Open Finance é que a experiência tem uma quantidade limitada de possibilidades. A mudança é um processo que precisa das respostas dos utilizadores para entrar numa espiral virtuosa de melhorias. O próximo passo é a utilização de transferências internacionais com a velocidade instantânea.” – Nedyr Pimenta Filho, diretor de Inovação – Provider IT

“Quais são as alternativas que estão sendo utilizadas para suprir a necessidade de mão de obra especializada para atender à demanda dos clientes?” – Nedyr Pimenta Filho, diretor de Inovação – Provider IT