Onde foi notícia?

EPR Comunicação Corporativa
Patrícia Barbosa
11 3815-2910

– Portal do Diploma busca evitar fraudes, garantir maior segurança e simplificar o acesso às certificações universitárias

– Plataforma beneficiará universidades, estudantes e público em geral

São Paulo, maio de 2023 – A Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país, anuncia o lançamento do Portal do Diploma, plataforma que tem como objetivo simplificar a emissão de Diplomas Digitais. Para a viabilização do projeto, que entrará em operação no final de maio de 2023, a Provider IT investiu cerca de R$ 1,5 milhão.

A solução está alinhada à diretriz definida pelo Ministério da Educação (MEC), que exige que as Instituições de Ensino Superior (IES) emitam a certificação eletrônica de diplomas universitários, conforme a portaria nº 330.

De acordo com Nedyr Pimenta Filho, Diretor de Inovação da Provider IT, o Portal do Diploma chega para auxiliar no combate à falsificação de diplomas e garantir mais segurança tanto às Instituições de Ensino, como também aos alunos. “No caso das tradicionais certificações em papel, há maior possibilidade de adulterações e fraudes. Por isso, a Provider IT desenvolveu uma plataforma robusta e que conta com alta tecnologia antifraude, que comprova a autenticidade dos dados registrados no documento, além de proteger as informações dos formandos”, comenta Pimenta.

Emissão do diploma digital

Através de um sistema automático, as universidades geram o Diploma Digital logo após a colação de grau, dentro de um prazo de até 90 dias. A partir disso, o estudante recebe em seu e-mail o Diploma e também pode consultá-lo, utilizando seu número de CPF ou nome completo. Neste sentido, caso o aluno tenha mais de uma formação, é possível acessá-las através do portal, onde são criadas URLs independentes para cada diploma.

A emissão do diploma é realizada em arquivo de formato Extensible Markup Language (XML), codificação utilizada para armazenar e exibir visualmente os dados de documentos, como, por exemplo, as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Já a assinatura eletrônica, deve seguir o padrão XML Advanced Electronic Signature (XAdES), que valida a certificação de acordo com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e o Padrão Brasileiro de Assinatura Digital (PBAD)  e a formatação estabelecida pelo MEC, para certificações de Ensino Superior, conforme a portaria nº 554, de 2019.

Pimenta comenta que a solução ainda oferece uma interface responsiva, podendo ser acessada tanto no computador, como em dispositivos móveis. “A Provider IT apoiou-se no que há de mais moderno no mercado de certificações digitais para o desenvolvimento da plataforma. Desta forma, além do arquivo XML e assinatura eletrônica, o Portal do Diploma também conta com tecnologia de carimbo do tempo, que autentifica a data e hora de criação do documento”, aponta.

Redução de burocracia

O executivo destaca que pelo fato do Portal do Diploma tornar o processo de emissão do documento mais prático e ágil, é possível mapear, também, a diminuição do impacto ambiental, ao incentivar o menor uso de papel, bem como mais facilidade de armazenamento, ao dispensar o uso de espaço físico.

Além de simplificar o acesso para estudantes e universidades, outro benefício do sistema digital é auxiliar os empregadores que desejam verificar as áreas de formação de candidatos e colaboradores, ou, até mesmo, prestadores de concursos públicos que precisam apresentar comprovantes de formação. “O diploma é um documento público que pode ser acessado por quaisquer pessoas interessadas no arquivo. Para as empresas, é uma ferramenta que permite a consulta de áreas nas quais profissionais estão se formando, bem como a qualificação do colaborador. Por isso, é importante que esse processo seja realizado da maneira mais segura possível”, explica.

Neste contexto, embora o diploma tenha acesso livre, informações privadas e pessoais do estudante como histórico escolar, são protegidas e criptografadas, graças ao sistema do Portal do Diploma, conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Compromisso com a educação

A idealização do projeto está alinhada com o compromisso da Provider IT em contribuir com o desenvolvimento educacional brasileiro através da tecnologia. A companhia recentemente investiu cerca de R$ 400 mil no Provider IT Academy, programa de capacitação profissional voltado para o setor de TI. Assim, o Portal do Diploma é mais um passo da Provider IT para fortalecer sua posição nos segmentos de tecnologia e educação.

“Acreditamos fortemente na tecnologia como propulsora para otimizar o setor de educação. Através do Portal do Diploma, iremos oferecer ao mercado um serviço prático, seguro, inovador e que atenda às necessidades não apenas das universidades e alunos, mas, também, para todos aqueles que precisam acessar informações de formação acadêmica, seguindo todas as recomendações do MEC e da LGPD”, finaliza.

Sobre a Provider IT

Atuando desde 1996, a Provider IT consolidou-se como uma das mais importantes consultorias de TI para o segmento financeiro e de seguros, mantendo desde a sua fundação clientes líderes de mercado. A companhia vem expandindo sua oferta para beneficiar grandes empresas de diversas indústrias. Com um time altamente qualificado com mais de 400 profissionais, a Provider IT oferece atendimento ágil, soluções inteligentes e personalizadas, alinhadas às demandas digitais. Com sedes no Rio de Janeiro, São Paulo e em Fortaleza, a Provider IT atende companhias de médio e grande porte, em todo o Brasil.