O ano 2021 mal começou mas já nos nos traz uma certeza: a de que as profissões relacionadas à TI (Tecnologia da Informação) estão em crescimento.  E esta área não para de crescer em ritmo acelerado.

Por isso é importante que todos os profissionais e interessados neste ramo estejam em constante renovação para acompanhar as novidades e mudanças da área, o que demandam novos afazeres e adaptações. Listamos alguns cargos de destaques e carreiras promissoras para este ano nas empresas.

 

Gerente de Produto (Digital)  

Gerencia entrega dos produtos digitais e sua comercialização, atuando com 3 áreas da empresa: tecnologia, experiência de usuários  e negócios.

 

DPO (Data Protection Officer)

Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o DPO é responsável em administrar e avaliar os indicadores da empresa, a partir da coleta até o tratamento das informações. Além disso, terá um papel de interlocutor junto ao órgão regulatório de fiscalização de dados.

 

Analista de segurança da informação

Profissional responsável por analisar os riscos que podem afetar a informação dentro da organização. Ele implementa normas e procedimentos aderentes a política de segurança da empresa.

 

Cientistas de dados

É o profissional com conhecimentos de diferentes vertentes que coleta, gerencia e transforma uma grande quantidade de dados em informações úteis e compreensíveis. Isso significa que ele terá acesso à Big Data, dados não-estruturados, e selecionará então informações relevantes.

 

Analista de dados

Profissional responsável por coletar, compilar, analisar e prover as interpretações corretas das informações coletadas.

 

Desenvolvedores e engenheiros de software

Desenvolvem programas de computador, buscando a inovação e a ciência para garantir maior desempenho e produtividade dos setores da economia.

Além de desenhar e testar novos programas, o engenheiro de software é responsável por realizar manutenção, revisão e atualização deles. Ele também pode gerenciar projetos e negócios de empresas de computação.

 

Infraestrutura/ Cloud

Profissional Cloud está entre as profissões mais demandadas nesta nova era tecnológica.

Exerce  um papel fundamental no percurso da transformação digital, pois permite o acesso a tecnologias inovadoras e não há limites para o crescimento da economia digital.

 

Arquiteto de Cloud

É o profissional que redesenha  ambientes de computação, armazenamento e processamento,  para que sejam implementados em cloud.

 

Business Intelligence

É o profissional responsável por transformar, com a ajuda de softwares e ferramentas, todos os dados em coisas inteligíveis.

Assim, esses profissionais podem  tornar a vasta quantidade de dados disponível em informações úteis, que realmente tenham valor para as empresas.

 

Gerente de Produto (Digital) 

Gerencia a entrega dos produtos digitais e sua comercialização, atuando com 3 áreas da empresa: tecnologia, experiência de usuários e negócios.

 

DPO (Data Protection Officer)

Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o DPO é responsável em administrar e avaliar os indicadores da empresa, a partir da coleta até o tratamento das informações. Além disso, terá um papel de interlocutor junto ao órgão regulatório de fiscalização de dados.

 

CARREIRAS PROMISSORAS

 

Arquitetos de segurança

São treinados para pensar como hackers .Antecipam as atividades de hackers que tentam obter acesso não autorizado aos sistemas.

 

Detetives de dados

Detetive de Dados analisa dados já existentes mas  vai além: ele é responsável também por investigar.

Ao investigar os dados, o profissional precisa analisá-los e interpretá-los da melhor maneira e mais eficaz para a organização em que trabalha. É por meio do cruzamento de dados compartilhados todos os dias por pessoas do mundo todo – seja nas redes sociais ou em formulários preenchidos online – que o detetive analisa e pode encontrar inconsistências, fraudes, comportamentos ilegais e fora do padrão e até ajudar empresas a oferecer seus serviços e produtos para clientes em potencial.

 

Engenheiros de Inteligência Artificial 

Os engenheiros da computação utilizam as soluções da Inteligência Artificial para desenvolver esses sistemas que aprendem com experiências e enxergam padrões por meio da coleta de dados. Para isso, também usam as aplicações de Machine Learning e Deep Learning, que são subcategorias da IA.