Comunicação Provider IT

“Não tenho dúvidas que o Blockchain irá transformar a maneira de como as empresas e as pessoas irão lidar com a troca e validação de informações financeiras e mercantis nos próximos anos, principalmente quando utilizado em conjunto com outras tecnologias como IoT, Machine Learning e Bots. Percebo na Provider IT um ambiente muito favorável para desenvolver e implementar novas soluções usando essas tecnologias, pois a empresa possui conhecimento profundo no mercado que atua e conta com um time preparado e motivado inovar para seus clientes.”

Marcelo Eisele, sócio-fundador da Blockchain Academy

Considerada hoje uma das tecnologias com maior potencial de inovação disruptiva, o blockchain tem chamado a atenção do mercado corporativo, sendo tema de estudos aprofundados devido a sua capacidade para gerar novas oportunidades de negócios. Engajada em mais esta tendência tecnológica, a Provider IT realizou na última sexta-feira (17) em São Paulo, um workshop para apresentar casos de sucesso que demonstram o funcionamento e benefícios dessa tecnologia, assim como para motivar seu corpo técnico na busca por inovações, ideias e aplicações.

O evento foi conduzido pelo Blockchain Academy – rede colaborativa de educação voltada para a formação multidisciplinar especialista em bitcoin, blockchain e temas correlatos –, que utilizou ferramentas do Design Thinking, responsável por ajudar na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões para criar projetos de melhor qualidade.

Na primeira etapa do evento, foram apresentados os conceitos da tecnologia, seus aspectos jurídicos, dificuldades e desafios, além de casos de utilização em todo o mundo, com destaque para os cases brasileiros. Os participantes debateram o tema e as dúvidas foram esclarecidas pela equipe da Blockchain Academy.

Já na segunda parte, o destaque foi uma atividade em grupo com o uso da técnica Design Thinking. Divididos em três grupos, os participantes foram desafiados a criar situações na qual a tecnologia Blockchain pudesse ser utilizada. Com o apoio dos facilitadores, três ideias foram desenvolvidas e apresentadas: seguro para obras de arte; leilão de dívidas entre bancos e gestão de risco de crédito. Cada grupo apresentou sua criação e suas possíveis aplicações ao público, com debates e análise de viabilidade.

De acordo com Reginaldo Santos, Diretor Executivo da Provider IT, esse foi mais um passo da companhia no aprofundamento do conhecimento dessa tecnologia e avaliação de oportunidades de negócios. “O evento superou as expectativas. A dedicação da equipe, as perguntas demonstrando interesse e a vontade de todos em tentar elaborar casos de uso utilizando a tecnologia confirmaram que o workshop foi uma escolha acertada. As declarações entusiasmadas ao final do evento ratificam essa minha percepção. O empenho da equipe da Blockchain Academy também foi marcante. Dedicados, atenciosos, competentes e, sobretudo, conhecedores do assunto”, relata Santos.