Escrito por Regina Giovanolli

 

 

Considerada hoje uma das tecnologias com maior potencial de inovação disruptiva, o blockchain têm chamado a atenção do mercado. Durante o CIAB Febraban 2017, a Provider IT abordou o tema Blockchain com a paixão natural por novas tecnologias e com total maturidade na hora de comprovar sua aplicabilidade.

É comum citar o blockchain como uma tecnologia que vai promover a desintermediação de negócios e consequente quebra de silos de controle.

Na indústria financeira o que temos visto é que as instituições estão expandindo as fronteiras de seus laboratórios de inovação para se organizar em grupos de trabalho e consórcios, onde a interoperabilidade é a grande questão a endereçar.

Escolhemos a portabilidade de dívidas como um exercício real de transação entre instituições financeiras, como cenário de interoperabilidade e desintermediação de negócios.

Para este cenário, desenvolvemos um aplicativo de demonstração capaz de realizar a solicitação e a formalização do acordo de portabilidade em minutos, utilizando a rede Blockchain. O exercício foi feito em parceria com a Blockchain Academy e a OriginalMy, e nos permitiu gerar um registro real em uma rede pública para apresentação durante o evento. Além disso, desenvolvemos uma versão em rede privada, contemplando os também famosos smart contracts.

Os contratos inteligentes (smart contracts) são escritos como códigos em linguagem de programação, e são executados em um computador. Nesses códigos, são definidas as regras de negócio e consequências estritas, do mesmo modo que um documento legal faria. Além disso, ele é capaz de obter informações e processá-las de acordo com as regras configuradas.

O objetivo principal de desenvolver contratos inteligentes é permitir que pessoas comerciem e façam negócios com pessoas desconhecidas pela internet sem a necessidade de intermediários.

Ficamos extremamente satisfeitos com o entusiasmo dos visitantes que recebemos em nosso estande, que nos parabenizaram pela exclusividade na apresentação de uma prova de conceito, com utilização real de Blockchain – em ambiente de produção.

É recompensador o esforço e dedicação do time Provider IT, que acredita no poder disruptivo desta tecnologia e em modelos de negócio que caminham para a inclusão financeira e para o empreendedorismo.

Regina Giovanolli é Gerente Executiva da Provider IT, uma das consultorias e provedoras de serviços de TI que mais cresce e inova no país, com vasta experiência e foco no mercado Financeiro, de Seguros, Previdência e Saúde.