Escrito por Regina Giovanolli 

Assim como a internet, a tecnologia blockchain – também conhecida como “a internet do valor”, chegou para nos ajudar a remodelar o mundo dos negócios e está alterando a forma como nos relacionamos com o mundo.

Uma das maiores contribuições dessa nova tecnologia tem sido o seu papel de catalisadora de grandes mudanças em modelos de negócio no futuro, que caminham para a inclusão financeira, o empreendedorismo e para uma nova era de identidade.

Está cada vez mais claro que a verdadeira inovação nascerá da criação de uma comunidade para a inovação, de novos modelos de troca de valor, de negócios ligados uns aos outros através da economia digital.

É comum citar o blockchain como uma tecnologia que vai promover a desintermediação de negócios e consequente quebra de silos de controle.

Na indústria financeira o que temos visto é que as instituições estão expandindo as fronteiras de seus laboratórios de inovação para se organizar em grupos de trabalho e consórcios, onde a interoperabilidade é a grande questão a endereçar – levando em consideração a integração e regulamentação dos novos modelos.

No Ciab FEBRABAN 2017, evento que acontece de 6 a 8 de junho no Expo Transamérica, em São Paulo (SP), cujo tema é “Ser Digital – a experiência do cliente no centro da estratégia digital”, como exemplo de nossa competência, apresentaremos um exercício de aplicabilidade desta tecnologia em um cenário de intermediação financeira – a portabilidade de crédito.

Em parceria com a Blockchain Academy, uma rede colaborativa de educação voltada para a formação multidisciplinar focada em bitcoin, blockchain e temas correlatos e com Microsoft, utilizamos a plataforma Microsoft ETH BaaS – Xamarin para desenvolver esta prova de conceito.

Venha nos visitar em nosso estande! Será um prazer compartilharmos nossas experiências.

Regina Giovanolli é Gerente Executiva da Provider IT, uma das consultorias e provedoras de serviços de TI que mais cresce e inova no país, com vasta experiência e foco no mercado Financeiro, de Seguros, Previdência e Saúde