Escrito por Wilson Menezes

A competitividade do mercado brasileiro de seguros é crescente e, além disso, os players enfrentam pressões de custos, riscos e efeitos regulatórios. A chave para estes desafios é a tecnologia, a adoção de soluções avançadas de TI e ferramentas digitais. Com elas as seguradoras podem manter-se à frente da concorrência, atrair novos consumidores digitais, aprimorar a experiência dos clientes e aumentar a lucratividade.

Neste contexto a Provider IT criou o inédito e inovador aplicativo “Sinistro Inteligente”, que também faz o acompanhamento do andamento dos processos na seguradora. Disponível para dispositivos IoS e Android, o app além de reduzir custos operacionais das seguradoras, agiliza o atendimento ao cliente, melhorando sua experiência e interação com a empresa de seguros. Além dos benefícios para o usuário, o app será um grande aliado do mercado segurador uma vez que permitirá que o aviso seja efetuado diretamente pelo segurado, reduzindo em até 80% o fluxo de ligações aos call centers das seguradoras para acompanhamento dos sinistros, gerando economia efetiva nas áreas de URA, telecomunicações, PA de call centers, entre outros.

O aplicativo possui funcionalidades como abertura/aviso de sinistro de automóvel; upload de fotos do veículo avariado com análise via APIs de resposta cognitiva; descrição por voz com tradução para texto via APIs de resposta audível; mapa com tecnologia IoT para rastreamento (geoposicionamento) do reboque até o ponto do acidente; integração com a Polícia Militar/Civil para a abertura de boletim de ocorrência; além de todo o acompanhamento do andamento do sinistro dentro da seguradora, desde a sua abertura, orçamento, autorização, e entrega final do veículo, contemplando os prazos originalmente estimados.

O aviso de sinistro é feito por meio de uma interface guiada na qual o usuário – previamente cadastrado e com os dados internos da sua apólice – informa o seu veículo, o tipo da ocorrência (colisão, incêndio, etc.), tira fotos do acidente para determinação do nível de dano do veículo e descreve o acidente, neste caso, pode ser via mensagem de voz. O aplicativo possibilita ainda solicitar serviços adicionais como reboque, ambulância, taxi, abertura de BO, entre outros. Desta forma, o app comunica-se com a seguradora efetuando a abertura do sinistro e disparando as solicitações de serviço para as unidades de apoio.

O acompanhamento é realizado através de uma API e as mensagens disparadas pelo sistema da seguradora, a cada nova ocorrência, ficam registradas no celular do usuário, permitindo que o segurado possa acompanhar passo a passo o andamento, as liberações de seu processo e a previsão de finalização dos serviços.

Este app foi o vencedor do primeiro hackathon realizado recentemente pela Provider IT em conjunto com a IBM, no Rio de Janeiro, uma maratona que teve como objetivo criar soluções inovadoras para os segmentos de seguros e finanças por meio do desenvolvimento de software. Os participantes foram desafiados a criar – durante 48 horas – alternativas e soluções utilizando serviços disponíveis na plataforma Bluemix que ajudam os desenvolvedores a integrar seus aplicativos com componentes de alta tecnologia prontos para uso, tais como computação cognitiva – na IBM representada pela tecnologia IBM Watson: Reconhecimento de Imagem (IBM Watson Visual Recognition) e Tradução de Fala para Texto (IBM Watson Speech to Text) e Texto para Fala (IBM Watson Text to Speech), conceitos de internet das coisas (IoT) como o Mapa de Contexto (IBM IoT Contex Mapping) e API de integração para troca de Mensagens Entre Servidor e Dispositivos Móveis (IBM Mobile Push Notification).

Este tipo de iniciativa tem grande impacto no que diz respeito à inovação, por meio do desenvolvimento de novas soluções aplicando as tecnologias mais avançadas, com criatividade, excelência técnica e, sobretudo, aderência real. A solução vitoriosa foi escolhida por uma mesa de jurados, composta por representantes da Provider IT e da IBM, que avaliaram os projetos segundo critérios de ineditismo, impacto aos negócios e completude. As soluções e ideias apresentadas durante o hackathon serão utilizadas pelos executivos de conta da Provider IT em suas atividades de pré-venda e, em breve, poderão ser incorporadas ao portfólio da companhia.

Hackathon motiva e promove inovação

O hackathon IBM – Provider IT reuniu um grupo de profissionais da área de programação de software da consultoria, que foram divididos em quatro equipes, sendo três delas desafiadas a criar soluções tecnológicas em formato de aplicativos voltados ao setor de seguros e uma equipe ficou responsável pelo desenvolvimento de uma solução direcionada ao segmento de Bancos e Finanças, todas utilizando os recursos da plataforma IBM Bluemix. Para isso, os programadores contaram com cinco apoiadores técnicos da IBM durante toda a realização do evento. Além disso, os desenvolvedores tiveram o suporte de outros cinco mentores da Provider IT que nortearam os grupos com visões práticas de negócios.

A estreita parceria da Provider IT com a IBM contribuiu para o sucesso da jornada de desenvolvimento. O hackathon é uma excelente experiência que promove um ambiente de muita motivação entre os desenvolvedores, todos entusiasmados com os aplicativos e APIs implementadas via a plataforma IBM Bluemix. A diretoria da Provider IT acompanhou as equipes de perto, contribuindo no processo de revisão das ideias. Estamos certos de que a constante evolução da parceria com a IBM vai alavancar novos negócios por meio do Bluemix.

Wilson Jesus Menezes é Executive Director da Provider IT, uma das consultorias e provedoras de serviços de TI que mais cresce e inova no país.