Escrito pela Equipe de Comunicação

Uma maratona de 48 horas reúne em um edifício no centro do Rio de Janeiro um grupo de desenvolvedores de TI. Trata-se de um desafio onde os participantes terão que criar alternativas e soluções empregando a tecnologia IBM Bluemix. A plataforma auxilia a construir e executar aplicativos e serviços na nuvem para dispositivos móveis e web, em sintonia com os conceitos de internet das coisas (IoT) e computação cognitiva – na IBM representada pela tecnologia IBM Watson.

Foi assim que aconteceu em dezembro de 2016 o primeiro hackathon promovido pela Provider IT, em conjunto com a IBM, reunindo um grupo de profissionais da área de programação de software da consultoria. Eles dividiram-se em quatro equipes, sendo três delas desafiadas a criar soluções tecnológicas em formato de aplicativos voltados ao setor de seguros e uma equipe ficou responsável pelo desenvolvimento de uma solução direcionada ao segmento de Bancos e Finanças, todas utilizando os recursos da plataforma IBM Bluemix. Para isso, os programadores contaram com cinco apoiadores técnicos da IBM durante toda a realização do evento. Além disso, os desenvolvedores tiveram o suporte de outros cinco mentores da Provider IT que nortearam os grupos com visões práticas de negócios.

O app vencedor foi o Aviso de Sinistros Digital, que também faz o acompanhamento do andamento dos processos na seguradora. Voltado para dispositivos IoS e Androide, o app além de reduzir custos operacionais das seguradoras, agiliza muito o atendimento ao cliente melhorando sua experiência e interação com a empresa de seguros. Além dos benefícios para o usuário, o app trará grande redução de custos às seguradoras uma vez que permitirá que o aviso seja efetuado diretamente pelo segurado, reduzindo em até 80% o fluxo de ligações aos call centers para acompanhamento dos sinistros, gerando economia efetiva nas áreas de URA, telecomunicações, PA de call centers, entre outros.

O hackaton é um tipo de iniciativa que tem grande impacto no que diz respeito a inovação, por meio do desenvolvimento de novas soluções aplicando as tecnologias mais avançadas, com criatividade, excelência técnica e, sobretudo, aderência real. A solução vitoriosa foi escolhida por uma mesa de jurados, composta por representantes da Provider IT e da IBM, que avaliaram os projetos segundo critérios de ineditismo, impacto aos negócios e completude. “As soluções e ideias apresentadas durante o hackathon serão utilizadas pelos nossos executivos de conta em suas atividades de pré-venda e, em breve, poderão ser incorporadas ao portfólio da companhia”, explica Cristiana Berardo, responsável pela área de Sistemas Corporativos e Soluções Digitais da Provider IT.

Hackathon motiva e promove inovação

A estreita parceria da Provider IT com a IBM contribuiu para o sucesso da jornada de desenvolvimento. “O hackathon é uma excelente experiência que promove um ambiente de muita motivação entre os desenvolvedores, todos entusiasmados com os aplicativos e APIs implementadas via a plataforma IBM Bluemix. A diretoria da Provider IT acompanhou as equipes de perto, contribuindo no processo de revisão das ideias. Estamos certos de que a constante evolução da parceria com a IBM vai alavancar novos negócios por meio do Bluemix”, finaliza a executiva.