Escrito por Cristiana Berardo

Quando iniciamos um projeto de implementação de sistema sabemos que além de uma grande complexidade técnica nos depararemos com fatores críticos que impactam na vida da empresa, seus processos de negócios e seus colaboradores. Assim, temos que estar preparados e motivados porque serão grandes e muitos os desafios a superar. Mas como é isso que move as melhores equipes de TI, convertemos tudo em estímulo, acrescentamos transpiração e uma dose de persistência para encontrar a melhor solução para os problemas.

Veja o caso recente de um destes grandes projetos que implementamos aqui na Provider IT.

O cliente é nada menos do que uma das maiores instituições de seguros multi-ramos e finanças do país, que estava desenvolvendo um amplo programa de transformação através da implantação do SAP para atender seus processos de Backoffice. A nossa participação neste projeto teve como foco principal a camada de integração entre os sistemas legados e o novo ERP. Participamos ativamente com a alocação de consultores funcionais e técnicos, desde a fase de levantamento dos requerimentos de negócio “as is”, especificações funcionais e técnicas e atualmente estamos na fase de validação técnica da integração dos sistemas legados com o SAP.

Também fomos responsáveis pelo desenvolvimento dos programas de extração de dados para atender a migração da área de cobrança e o desenvolvimento da solução de integração dos sistemas legados com o SAP. Quem conhece os meandros destes projetos, em um ambiente complexo de tecnologia, já pode imaginar o volume de funções de negócio envolvido neste caso. Até o momento deste relato, já integramos mais de 80 tipos de movimento (as funções de negócio) das unidades de Saúde, Auto-RE, Vida e Previdência desta grande corporação de seguros. Foram criadas nada menos do que 8 mil regras de validação/crítica para o tratamento de até 355 informações, por tipo de movimento.

Sabemos como o mercado segurador é dinâmico e requer flexibilidade nos processos de negócios para que, ao longo do tempo, possam ocorrer flexibilizações nas aplicações. Pensando nisso, propusemos ao cliente, adotar uma arquitetura ETL apropriada para a integração entre os sistemas legados e o SAP, já que seguradora possuía a ferramenta PowerCenter Informatica, a líder de mercado. Com a expertise dos nossos especialistas em processos ETL e a experiência na utilização dos recursos da ferramenta, pudemos desenhar uma solução parametrizada e flexível às mudanças de modelagem e acréscimos de movimentos e regras de validação que irão ocorrer, sem negligenciar os aspectos que impactam na performance desejada e esperada pelo cliente.

Mas na verdade, a inovação que criamos neste projeto, foi um framework com estrutura de implementação flexível e performática para possibilitar as adequações do projeto ao longo do tempo. Ou seja, desenvolvemos uma estrutura moldável que vai diminuir o esforço necessário pela equipe de desenvolvimento que realizar uma manutenção evolutiva, para acompanhar a evolução do modelo de dados.

Neste caso em particular, as alterações no modelo de dados acarretam também alterações em regras de validações e, como a quantidade dessas regras é muito elevada, a flexibilidade otimiza o tempo gasto nas manutenções. Esses processos ETL são executados diariamente durante um período de tempo (janela de processamento). A solução é considerada performática porque foi construída para aproveitar essa janela de processamento da melhor maneira possível ou de forma otimizada, ou seja, com o menor tempo de duração possível considerando o volume de dados a ser processado.

Claro que foi gratificante participar de um projeto dessa importância e ajudar a criar uma solução que responderá à dinâmica de negócios de uma organização competitiva e vitoriosa. Assim como foi estimulante trabalhar com nossa talentosa equipe, integrada por aproximadamente 20 profissionais, entre eles, especialistas em seguros, em processos de integração utilizando Power Center e em SAP, desenvolvedores Cobol e Power Center. Mas, sobretudo, foi incrível ter participado da criação de uma solução inovadora que é adaptável para outros projetos. Com este framework ajustável, já estamos acelerando a implementação de outras soluções de integração. Mas estes são novos projetos, outras boas histórias que pretendemos relatar em breve.

Cristiana Berardo é Executive Manager, responsável pela área de Soluções Empresariais da Provider IT, uma das consultorias e provedoras de serviços de TI que mais cresce e inova no país.